As certificações segmentam o conhecimento técnico de cada profissional do mercado financeiro. Para Analistas de Valores Mobiliários (Research), a instituição certificadora é a Apimec. As certificações de conhecimentos operacionais são administradas no Brasil pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão – antiga Bovespa).
A Anbima certifica com os selos CPA-10, CPA-20, (Certificação Profissional ANBIMA) e o de mais alto nível, relativo a consultoria de investimentos, CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento)
Anbima – Profissional – CPA 20
Anbima – Profissional – CEA
A B3 (antiga Bovespa) desenvolveu certificações que selecionam profissionais de alto nível técnico que trabalham com mercados administrados por ela. Entre as diversas certificações está o PQO-Operacional, para profissionais que atuam na intermediação de operações de títulos e valores mobiliários (Segmento BM&FBOVESPA) nos ambientes da B3.
A principal certificação para a assessoria de investimentos é o CFP® (Certified Financial Planner), administrado pela Planejar que regulamenta o trabalho destes profissionais.
A instituição administra, aprova no Brasil e avalia o conhecimento técnico nos assuntos:
- Planejamento Financeiro e Ética
- Gestão de Ativos e Investimentos
- Planejamento de Aposentadoria
- Gestão de Riscos e Seguros
- Planejamento Fiscal
- Planejamento Sucessório
A CVM regulamenta o mercado de capitais e autoriza o trabalho de profissionais como os consultores de valores mobiliários (instrução CVM 592), que atuam no aconselhamento e orientação ao cliente na seleção de investimentos adequados ao seu perfil e objetivos.